O que um CCP faz?
CCP é a sigla com as iniciais de Cirurgião de Cabeça e Pescoço e da especialidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
O Cirurgião de Cabeça e Pescoço é um especialista no diagnóstico e tratamento dos tumores benignos e malignos (câncer) da face, seios paranasais, boca, lábios, faringe, laringe, tireoide, paratireoide, glândulas salivares e pele.
Entre os exames diagnósticos realizados pelo Cirurgião de Cabeça e Pescoço estão a videolaringoscopia, a faringolaringoscopia, a nasofibrolaringoscopia e a laringoscopia direta. Esses exames permitem ao cirurgião visualizar e avaliar as estruturas da laringe e da faringe, além de coletar amostras de tecidos para biópsia, se necessário. Esse procedimento é importante para diagnosticar e tratar doenças que afetam essas regiões, como tumores, infecções, inflamações e alterações vocais.
As cirurgias mais comuns realizadas pelo Cirurgião de Cabeça e Pescoço são as tireoidectomias, as biópsias de linfonodos, as cirurgias de glândulas salivares (parotidectomia, submandibulectomia), as traqueostomias e cirurgias relacionadas aos tumores da boca e da laringe, como as microcirurgias de laringe.
Importante ressaltar que o Cirurgião de Cabeça e Pescoço não deve ser procurado para tratar doenças cerebrais, tumores cerebrais, aneurismas, cefaleia ("dor de cabeça"), dores no pescoço que possam estar relacionadas à coluna cervical. Para essas condições, é necessário buscar avaliação por outras especialidades, como neurologista, neurocirurgião ou ortopedista.
Já os desvios de septo nasal, perda de audição e zumbidos são atendidos pelo Otorrinolaringologista.